terça-feira, 8 de maio de 2018

Trump anuncia saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje que o país vai deixar o acordo nuclear com o Irã. Segundo Trump, a busca do presidente iraniano Hassan Rouhani pelo controle de armas nucleares é um ato perigoso porque o país asiático “é o principal estado patrocinador do terrorismo”.
No anúncio da medida, Trump afirmou que o acordo, costurado por Barack Obama em 2015, não protegeu os americanos e permitiu que o Irã continuasse o processo de enriquecimento de urânio.
Ao retirar os EUA do acordo, o presidente americano disse que o Irã está próximo de obter armas nucleares, fato negado pelos observadores da Organização das Nações Unidas (ONU) enviados ao país, e que vai restarurar sanções “do mais alto nível”.
O Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, em inglês) foi assinado entre Irã, Alemanha e os cinco membros permanentes com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU (EUA, Reino Unido, França, China e Rússia). O acordo limita por 15 anos a quantidade de urânio enriquecido mantido no Irã e o número de centrífugas fazer o enriquecimento por 10 anos.


http://www.robsonpiresxerife.com/

0 comentários: