sexta-feira, 7 de julho de 2017

Doação de órgãos é tema de audiência pública na Assembleia do RN

Estar em uma fila aguardando um transplante é a realidade de mais de 30 mil brasileiros. No Rio Grande do Norte esse número é de 296 pessoas, segundo dados da Central de Transplantes do estado. A fim de debater esse cenário, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, promove nesta terça-feira (11), audiência pública a partir das 9h. A proposta é do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). O evento marca o lançamento da campanha institucional e publicitária de incentivo à doação de órgãos “Doe órgãos. Salve vidas” encabeçada pelo Poder Legislativo.

“Também é missão institucional do Poder Legislativo ações que busquem o bem estar comum através de ações para população. No Rio Grande do Norte, como em todo o Brasil, ainda predomina o desconhecimento e preconceitos sobre a doação de órgãos. Com essa mensagem, procuramos desconstruir esses empecilhos e provocar uma reflexão sobre o tema”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza.

Atualmente, o Rio Grande do Norte realiza transplantes de rins, córnea, e medula óssea. A lista ativa de espera para o transplante renal conta com um total de 151 pacientes inscritos. Já a lista de espera por um transplante de córnea é de 123 pacientes e 22 pacientes aguardando um transplante de medula óssea.


Robson Pires

0 comentários: